Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

Site jurídico com informações de tom didático e filosófico
Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

sábado, 4 de agosto de 2018

SÓLON


Sólon
 

 
Resultado de imagem para Sólon
 
 

Sólon foi um legislador, poeta e estadista grego, um dos sete sábios, filho de Execéstidas (ou de Euforion, segundo Dídimo...), descendente de Codros e assim ascendente de Melântida, e sua mãe foi prima da mãe de Pisístrato. Nasceu em 638 antes de Cristo, em Atenas. Durante a sua juventude a sua família caiu na pobreza, e assim ele teve de se dedicar ao comércio e a poesia, e antes a poesia era seu entretenimento, mas com o tempo teve versos mais dedicado a política e a filosofia. Mas segundo Plutarco, sua atividade comercial correspondeu mais a afã de aventura e conhecimento que para o lucro. Tinha uma vida um tanto acomodada. Não apenas sua mãe era prima da mãe de Pisístrato, como Sólon estaria apaixonado por Pisístrato. Esse Pisístrato teria tido romance com Carmo também e teria consagrado uma estátua ao amor na Academia. Já Aristóteles discorda sobre o relacionamento de Sólon e Pisístrato. Sólon ainda jovem fez vencer a guerra que Atenas mantinha com Megara, pela posse de Salamina, pois havia recitado um poema chamado Salamina na praça e convenceu os atenienses a não se renderem, e Salamina foi assim recuperada. Ele fez leis para regularem a pederastia, para evitar certos abusos, mesmo nos costumes que ali operavam.
 
 
Resultado de imagem para Sólon
 
Nas suas viagens a comércio sempre buscava aprender, sendo um amante da sabedoria. Também se colocava muitas vezes em poemas mais do lado da classe dos pobres, que dos ricos. Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão usando da lei chamada “Endividamento seisachtheia”, dividiu a sociedade censitária pelo critério de Renda anual e criou um Tribunal de Justiça. Fez cortes das vantagens políticas por causa de sangue, o que pareceu certa timocracia. Um profundo conhecedor das leis, em meio a uma tensão social na cidade e aristocracia, isso após certas reformas, como as de Drácon, que viraram sinônimo jurídico de leis draconianas, que eram insuficientes. As leis draconianas já não eram mais seguidas, pelo seu rigor, e daí a reforma de Sólon ser importante.  A punição para o roubo, que era pena de morte, passa a ser trocada por multa do dobro do valor roubado. Manteve um equilíbrio, sem favorecer demasiadamente certas classes.  Alguns criticavam as suas leis, dizendo que eram que nem teias de aranha, que prendiam os pobres e fracos e eram despedaçadas pelos ricos, no caso dito por Anacársis. Também parece ter buscado abolir a escravidão por dívidas e mudar sistema de medidas. Certa vez em Mileto teria se encontrado com Tales, de modo que o perguntou porque nunca tinha se casado, tendo o silêncio como resposta. Também Tales o despertou certo temor, uma vez que falava muito em justiça e sabedoria. Das suas leis sobre casamento, segundo Plutarco: “que se um homem casado com uma herdeira sem irmãos não pudesse lhe dar filhos, ela teria o direito de deixá-lo e se casar com um parente, para que a herança que ele recebesse de seu pai - e da qual ela não ela era a proprietária em sua capacidade como mulher - ela se mantinha na linhagem da família. O marido de uma epíclera, da mesma forma, foi forçado a ter relações sexuais com ela pelo menos três vezes por mês”. (Vidas Paralelas, vol. 1).
 
 
Bust of Athenian statesman Solon.
 
 
Ainda, segundo Plutarco: “As leis de Sólon que são mais surpreendentes são as relativas às mulheres, porque deu àquele que surpreendeu ao adúltero a faculdade de matá-la; e se um homem roubasse uma mulher livre e a forçasse, ele impôs uma multa de cem dracmas; e se seduzidas, vinte dracmas, não sendo as que se prostituem abertamente, isto é, prostitutas, que claramente freqüentam as casas daqueles que as pagam”. (Vidas Paralelas, vol. 1, p. 214). O decálogo de Sólon:

       Seja mais fiel a probidade do que ao juramento.

       Pense em ações ilustres.

       Não faça amigos rapidamente ou deixe os que você já fez.

       Mande quando você já aprendeu a obedecer.

       Não aconselhe o mais agradável, mas o melhor.

       Tome a razão como um guia.

       Não se familiarize com os bandidos.

       Venerar os deuses.

       Honrar pais

 

Sólon faleceu no Chipre, em 558 antes de Cristo.
 
 
 
imagens de
 
 
wikipedia
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário