Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

Site jurídico com informações de tom didático e filosófico
Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

terça-feira, 18 de setembro de 2018


Os candidatos e as leis


Resultado de imagem para leis
 

Filósofos e leis

         Muitos pensadores falaram de leis, e lembramos já desde Platão e Aristóteles, com obras como “A República”, “A Política”, “As Leis” e outras, ou a pensadores como o Barão de Montesquieu, que falava em seu “Espírito das Leis”, relacionando leis a costumes, a clima, com a separação de poderes, seja em John Locke, no seu “Segundo Tratado sobre o Governo”, seja em Thomas Hobbes, em seu “Leviatã”, em Rousseau, com seu “Contrato Social”, e tantos outros pensadores. As leis acompanham o desenvolvimento das sociedades. Vemos uma garantia maior em sociedades evoluídas, e menor em sociedades primitivas, se é que existem leis, fora a tradição oral ou mesmo uma lei religiosa que colocava medo em todos. Fato é que o Contrato Social nos colocou leis para evitar a vingança e para nos garantir direitos mínimos, como a vida, liberdade e propriedade.  

 

Candidatos e reforma da previdência

 

         Há alguns anos atrás fiz um curso de atualização na área de aposentadorias, direito previdenciário, e notei como as coisas estavam acessíveis e possíveis, para diversas buscas de direitos em relação a aposentadoria. Atualmente, vejo que a nova geração não passará sem aposentar-se tarde demais, mesmo sofrendo a vida menos saudável e com alimentação industrializada, estresse e tecnologia substituindo o trabalho humano. Fora isso, vemos praticamente todos os candidatos assinando embaixo da reforma de lei de aposentadoria, parecendo que teremos mesmo uma idade mínima, que se não 65 anos, seria um pouco menos. Comparando-se a gerações anteriores, que se não se aposentavam ainda jovens, ou mesmo sem contribuir, como alguns trabalhadores rurais, as novas gerações não pensarão em se aposentar tão cedo, e no máximo farão um seguro em banco privado, o que parece ser a intenção do governo. Passaremos a apostar em bancos, em vez do governo, e os candidatos a presidente que vemos não nos ajudarão, seja qualquer opção de escolha. Parece inevitável a uma Nova Ordem essa alteração de lei de previdência e aposentadoria, e para pior. Dos meus clientes que obtiveram aposentadoria, os informo que viveram em um tempo de certa vantagem e direitos garantidos, pois o futuro será mais limitado.


Resultado de imagem para leis
 

Candidatos e direitos trabalhistas

         Vimos em Novembro do ano passado a alteração da CLT, a “Consolidação das leis do trabalho”, de modo que muita coisa mudou, haja vista que os candidatos a Deputados e Senadores que já teriam aprovado a lei trabalhista, e buscando se candidatar novamente. Na verdade, quem já está em cargo acaba tendo vantagem para permanecer. Certamente seria difícil voltar atrás nesse sentido, mas quem estava no Congresso seria identificável, cabendo a quem vota, saber o papel desses candidatos frente a lei. Mas atualmente importa gerar empregos, e a lei é moderna, apesar de dar mais possibilidade de negociar os contratos de trabalho, de forma mais moderna. Reduziram o número de processos trabalhistas, e por enquanto foi o efeito mais significativo dessa mudança em CLT. Importa saber que os candidatos que estavam antes, foram os que aprovaram essa alteração em lei trabalhista.
 
 
fotos de
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário