Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

Site jurídico com informações de tom didático e filosófico
Site jurídico com informações de tom didático e filosófico

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A nova lei de importunação e a moral nos tempos


A nova lei de importunação e a moral nos tempos

 
 
Resultado de imagem para clipart metro
 
 

            Nessa semana saiu a lei de importunação sexual, lei 13.718, que altera o artigo 215-A do Código penal, onde se pune certos atos contra a vontade de alguém, e no caso o que mais ocorre com vítimas mulheres, e que une mais gravemente a situação de frotismo em metrô e ônibus, noticiados sempre em programas policiais, e que antes ficavam sem punição, ou em mera contravenção. O frotismo ou froteirismo ocorre quando uma pessoa se excita mediante esfregar-se com outra sem consentimento. Essa situação agora está criminalizada. Ocorre também em baladas, festas, shows etc, ou mesmo em locais públicos, sendo a mulher a maior vítima, e sentindo-se essa ameaçada de estupro, com sério transtorno psicológico. Também se está agora punindo a divulgação de cenas de sexo sem consentimento ou provenientes de estupro ou sugestão de estupro.
 
 
 
Resultado de imagem para mulher vitoriana
 
 
 

         No passado, a moral vitoriana julgava a mulher de virtuosa, intocável, digna de serenatas e homenagens em poesias, quase divina e inacessível. Houve o tempo que em um namoro o máximo que se fazia era pegar na mão de uma mulher. Pedia-se ao pai da moça a sua mão, e esperava-se por anos em noivado até que em certo momento estava também pronto o seu enxoval, para assim se casar. Já em tempos de amor líquido, como diz o sociólogo Zygmunt Bauman, os relacionamentos são rápidos e muitas vezes sem substância, diferentes de algo sólido que ocorria no passado. Atualmente se faz sexo antes de conhecer a pessoa, em acúmulo de experiência. Longe disso estão as pessoas ligadas a desvios sexuais, as parafilias, onde apenas parece importar o seu prazer e fetiche, muitas vezes em abuso de outras pessoas. Esses problemas psicológicos relacionados à sexualidade acabam por ir contra os costumes de uma sociedade e têm de ser criminalizados. Disso resultou a atual lei. Anos atrás existia também a lei de assédio sexual, que também foi um freio a uma sociedade machista e abusadora, a uma cultura de estupro e desrespeito ao corpo e a alma da mulher. O tema dos desvios sexuais é antigo, tratado desde Freud e muito antes, em um livro chamado Psychopathia Sexualis, de Richard von Krafft-Ebing, com uma série de descrições de fetiches, que se chamava paraestesia.
 
 
Resultado de imagem para Psychopathia sexualis
 
 

         Fato é que a moral ao longo dos tempos vem se transformando socialmente. O que eram bons costumes acaba por se transformar. Mas o respeito para com a pessoa, e em especial para com a mulher, exige uma reflexão ampla. O Sagrado Feminino tem de ser relevante na medida em que mostra que a mulher também é imagem e semelhança de Deus, conforme se diz em livro Gênesis bíblico. E Nossa Mãe Maria, mãe de Jesus, também mostrou que ser mãe de Deus revela a importância do feminino, pois “bendito é fruto do vosso ventre”. Noutras culturas, em especial matriarcais, o corpo da mulher era venerado e respeitado, e não era compatível com qualquer cultura de pornografia ou estupro. A moral assim vem exigindo um maior rigor, onde a lei tem de punir práticas também tecnológicas, como em se divulgar vídeo de uma namorada, sem o consentimento desta. A questão é que se tem de recuperar a sacralidade do feminino, e de modo ao respeito para com as mulheres previna qualquer prática criminosa, e que esta receba flores e homenagens, mesmo versos em hino para a sua natureza de mulher. A moral nisso tem de ser ensinada em escolas, e juntamente a ética, revelar uma cidadania ampla, para uma sociedade equilibrada e justa. O momento é de se reconstruir a moral e o bom costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário